Uma das previsões para o próximo ano é superar 40% da cobertura de esgoto, antecipando o prazo do contrato que determina totalizar esse valor em 90% até 2033
Teresina hoje conta com aproximadamente 36% de cobertura de esgoto, a perspectiva é de que em 2021 isso aumente. As informações são do diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini, que comentou nesta terça-feira sobre o balanço de 2020 e ressaltou algumas mudanças estabelecidas para cumprir o planejamento do ano.
Uma das previsões para o próximo ano é superar 40% da cobertura de esgoto, antecipando o prazo do contrato que determina totalizar esse valor em 90% até 2033. O diretor afirmou que o cronograma foi superado “com mais de 88% de crescimento nesse processo e reduzindo mais de 30% do nível de perda”, declarou. Segundo o gestor, os sistemas de água e esgoto vão contar em 2021 com o investimento de mais de R$ 100 milhões em abastecimento e modernização.
Quando questionado sobre uma possível mudança no cronograma dos investimentos para o abastecimento e esgotamento da cidade, o diretor afirmou que não ocorreu atraso nos serviços e, para suprir as demandas, as equipes de campo foram reforçadas. Ele comentou ainda sobre o abastecimento regular de água estabelecido em comunidades que antes não tinham esse acesso, como Dandara dos Cocais, Padre Humberto, Vitória Popular.
Segundo ele, a concessionária se desdobrou para atingir as metas e uma prioridade foi a segurança dos colaboradores: “ Nosso primeiro passo foi o afastamento imediato das pessoas do grupo de risco, em seguida implantamos o serviço de home office sem nenhuma interrupção no atendimento”, comentou.
Por: Maria Sol Martins