Equatorial deve dar resposta à ANEEL dia 11
Alguns bairros de Teresina enfrentaram 3 dias sem energia elétrica depois das chuvas, ventos e raios que afetaram essas regiões. A queda de 280 árvores provocou a derrubada de parte da rede de distribuição elétrica que atendia 20% da cidade. Para esclarecer as dúvidas dos ouvintes sobre a situação, o presidente da Equatorial Piauí, Maurício Velloso, concedeu nesta quinta uma entrevista à Teresina FM, e comentou sobre o evento atípico.
Segundo ele, 80% dos consumidores tiveram o retorno da rede em até 3 horas, enquanto a outra parte da distribuição demandou mais tempo. “Esse trabalho de reconstrução exige um nível de segurança muito grande por se tratar de uma rede de média tensão. Seis desses alimentadores tiveram cabos arrebentados, postes quebrados, cruzetas quebradas. Tivemos que começar com a retirada das árvores usando moto serras, para depois conseguir reconstruir essas redes e alimentadores, e isso exigiu mais tempo que uma situação normal de falta de energia”, explicou.
Para aqueles consumidores que tiveram seus aparelhos queimados durante o apagão, está previsto na Regulamentação do setor elétrico que devem seguir o procedimento de ligar para a empresa e abrir uma reclamação fornecendo as informações que comprovem os danos elétricos, e então serão ressarcidos. “Não vamos nos eximir dessa responsabilidade nosssa”, afirmou.
Plano de contigência
De acordo com o presidente, nos últimos dois anos foram investidos mais de 800 milhões de reais, e em 2020 foi estabelecido o Plano Teresina, que consiste na poda de árvores, recondutoramento (troca dos cabos) e automação da rede de distribuição. Afirmou ainda que será feita uma revisão do plano, intensificando investimentos para que possam estar preparados para eventos atípicos.
Conforme a fala do presidente, a rede compacta (isolamento dos cabos) também é um dos focos do Plano para evitar curtos circuitos, a automação, na qual é possível remanejar a carga automaticamente por meio de religadores, será intensificada, junto com o recondutoramento e a multiplexação dos cabos.
“Ao longo de 2020 foram reformadas 28 agências, implementamos o aplicativo e vamos melhorar o atendimento telefônico. Entregamos em Teresina no final do ano a subestação Esplanada e, em fevereiro, será entregue a Ininga, no interior foram entregues três. Outro ponto do investimento é um novo call center com 150 posições de atendimento, gerando mais emprego para os teresinenses” , comentou.
Resposta à ANEEL
Segundo o presidente, a Equatorial vai entregar um relatório para a ANEEL dia 11 com todos os detalhes da ocorrência, no procedimento padrão que acompanha todas as distribuidoras.
Por: Maria Sol Martins