A olimpíada, executada pela FADEX, abrange os conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química
A 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) vai ocorrer no próximo dia 22 de janeiro, sexta-feira. O exame vai ser realizado de forma online e gratuita com a participação de cerca de 180 mil estudantes que foram classificados na 1ª fase da ONC. As olimpíadas ocorrem desde 2016 com a execução da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
A Olimpíada Nacional de Ciências é um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí – UFPI, executada pela FADEX com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. A ONC já acontece desde o ano de 2016, sempre executada pela FADEX e se tornou um projeto permanente da agenda governamental.
De acordo com o coordenador nacional da Olimpíada, Prof. Dr. Jean Catapreta, a ONC se tornou importante pelo fato de possibilitar aos estudantes da educação básica desafios e treinamento na área das ciências, uma vez que é a única olimpíada que abrange mais de uma área de conhecimento.
“O que diferencia a ONC de outras olimpíadas do conhecimento é justamente o fato de não ter uma ciência específica, e sim várias ciências envolvidas. Fazem parte da ONC as Ciências: Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Participam dela todas as associações científicas ligadas a estas ciências no Brasil”, afirmou.
A ONC se tornou a 2ª maior olimpíada do conhecimento no Brasil, atrás apenas da OBMEP. Nesta edição de 2020, a ONC teve escolas e estudantes participantes em 3.449 municípios de todos os estados do Brasil. Foram 2.250.000 (dois milhões, duzentos e cinquenta mil) inscritos na 1ª fase.
OBJETIVOS
“Os principais objetivos da ONC são a divulgação e popularização das ciências junto aos estudantes da educação básica em todo o brasil; proporcionar desafios e assim descobrir novos talentos para a academia e a ciência; e aproximar a academia da educação básica, proporcionando assim uma melhoria da própria educação básica. É a FADEX ajudando os projetos a se tornarem realidade, e com a ONC, em todo o território nacional”, disse Jean Catapreta.