Essa energia possui uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção
A energia solar vem da luz e do calor emitidos pelo sol. É uma alternativa sustentável e renovável. Assim como a eólica, é considerada uma das formas mais limpas de produção de energia que vem crescendo no mundo.
O uso do sol como recurso energético pode ter propósitos diferentes, dividindo-se entre energia solar térmica e fotovoltaica. Sendo a primeira uma forma que consiste na utilização da energia solar para o aquecimento da água, e a segunda na conversão direta da luz solar em eletricidade.
Em entrevista à Teresina FM, a engenheira civil e coordenadora geral da empresa Estação Solar, Ludmilla Carvalho, explica que a fotovoltaica pode ser aproveitada através de Sistemas Autônomos (off-grid) e Conectados à Rede (on-grid).
De acordo com ela, a off-grid dá mais autonomia ao cliente para que ele não dependa da rede da concessionária. O sistema solar gera energia elétrica e abastece um banco de bateria. Esse sistema pode ser inviável em muitas situações, pois segundo a engenheira, a tecnologia de armazenamento em bateria no brasil ainda é muito cara e é difícil armazenar energia para altas demandas.
Para a profissional, o sistema on-grid ( Conectados à Rede) é o mais indicado para quem busca diminuir o valor da conta de luz. O fato de não utilizarem baterias e controladores de carga os torna aproximadamente 30% mais eficientes: “Quem quer economizar de fato, o sistema que é viável, é on grid. Porque você gera energia e a energia é injetada na rede para compensar o consumo”. Porém, esse sistema, como indica o nome, precisa estar sempre conectado a uma rede de energia contínua e estável. Quando falta energia ele para de funcionar.
O Piauí é destaque na produção de energia solar no Brasil
O estado ocupa a primeira posição entre nove estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste segundo o último levantamento publicado pela pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A entidade avaliou a potência instalada, empreendimentos em construções e a construir. O Piauí alcançou o índice de 1.147,4 megawatts, à frente do Ceará (910 MW) e Bahia (804 MW), deixando para trás ainda Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Tocantins.
Além disso, o estado abriga, atualmente, a maior usina solar em operação da América Latina, o Parque Solar Nova Olinda, localizado no município de Ribeira do Piauí. Com quase 1 milhão de painéis instalados em 690 hectares, a usina tem capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano em meio ao semiárido piauiense.
No mês de junho do ano de 2019, o Nova Olinda foi vendido para a companhia chinesa CGN Energy.