“Se não tiver um acordo entre as partes, a tendência é a gente iniciar um movimento de greve na próxima semana”, afirma o presidente do Sintetro
Os ônibus coletivos começaram uma nova paralização nessa segunda-feira (25). O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Ajuri Dias, afirmou hoje que o acordo estabelecido com a nova gestão da prefeitura não foi honrado.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento do plano de saúde e do ticket alimentação. Segundo Ajuri Dias, os servidores ainda não receberam os benefícios que foram firmados no acordo com a STRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.
“Se não tiver um acordo entre as partes, a tendência é a gente iniciar um movimento de greve na próxima semana. O trabalhador só volta a trabalhar se receber o ticket e o plano, e se for um acordo homologado pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).”, afirma Ajuri Dias.
Os trabalhadores vão se direcionar a Câmara Municipal hoje, para reivindicar os benefícios. Acontece amanhã de manhã, terça-feira (26) às 9hs, uma assembleia no Sindicato para oficializar o movimento, e pela tarde outra reunião às 17hs.
“A gente sabe que a população precisa do ônibus para se deslocar, mas a gente tem que sensibilizar com a situação dos trabalhadores, nós estamos desde o ano passado sem convenção coletiva de trabalho, enquanto os empresários tem recebido o repasse de 1 milhão de reais da prefeitura com reajuste, por que em março a tarifa foi reajustada em 4,48”, argumenta o presidente.
Segundo a STRANS, em nota oficial, declarou que não tratou de pagar ticket alimentação nem plano de saúde com os trabalhadores rodoviários.