18/11/2024

Geral

China ‘negou à OMS acesso’ a dados de casos iniciais de covid-19, diz cientista

A China não respondeu à acusação

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 13/02/2021, 16:59

A China se recusou a fornecer dados completos à equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foi ao país investigar as origens da pandemia, segundo entrevista concedida por um dos integrantes da missão.

O microbiologista Dominic Dwyer disse à Reuters, ao Wall Street Journal e ao The New York Times que a equipe da OMS pediu dados brutos sobre os primeiros casos de covid-19 reportados no país, o que ele chamou de “uma prática padrão”.

Em resposta, disse Dwyer, só receberam um resumo dos casos.

Dominic Dwyer, microbiologista da equipe da OMS, diz que missão recebeu apenas resumo dos casos iniciais, mas não os dados brutos que solicitou (Foto: REUTERS )

A China não respondeu à acusação, mas o governo do país tem dito que tem sido transparente com a OMS.

Os EUA instaram a China a disponibilizar os dados dos estágios iniciais da pandemia, afirmando ter “profundas preocupações” com a questão.

Na semana passada, a equipe da OMS apresentou os resultados de sua missão investigativa na China. Embora a equipe não tenha conseguido precisar a origem exata do novo coronavírus (e não descartou que essa origem possa ser fora da China), ela afirmou ser extremamente improvável que o vírus tenha saído de um laboratório de Wuhan – rejeitando, assim, uma polêmica teoria da conspiração que emergiu no ano passado.

Wuhan é o primeiro lugar do mundo onde o novo coronavírus foi detectado, no final de 2019. Desde então, o mundo acumula mais de 106 milhões de casos e 2,3 milhões de mortes por covid-19.

Fonte: BBC NEWS BRASIL

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM