18/11/2024

Geral

Governo autoriza compra de vacinas da Índia e Rússia

Extratos de dispensa de licitação foram publicados neste sábado; fontes do governo apontam que pagamento ocorreria apenas mediante autorização de uso ou registro na Anvisa

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 20/02/2021, 17:07

O Ministério da Saúde publicou neste sábado, 20, em edição extra do Diário Oficial da União, a dispensa de licitação para a compra das vacinas contra covid-19 Sputnik V e Covaxin. Os textos informam que as aquisições terão o custo de R$ 693,6 milhões para o imunizante da Rússia e de R$ 1,614 bilhão para a vacina indiana.

Na prática, isso agiliza o processo e autoriza a aquisição das vacinas, mas, o ministério informou que a que compra dos insumos só ocorrerá após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial ou concessão de registro.

Sob forte pressão e lobby, governo compra vacinas da Índia e Rússia (Foto: Adnan Abidi/Reuters)

A dispensa de licitação foi autorizada pela Medida Provisória 1.026, que trouxe medidas excepcionais relativas à aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística destinados à vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com nota do Ministério da Saúde, a expectativa, com os valores estabelecidos, é comprar 20 milhões de doses da Covaxin e 10 milhões da Sputnik V, escalonados entre março e maio.

 

Fonte: ESTADÃO

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM