Quatro unidades serão fechadas no Piauí
Funcionários do Banco do Brasil de Teresina realizaram um protesto contra o fechamento das unidades da capital e do interior do estado. O ato aconteceu em frente à agência da Avenida Frei Serafim nesta quinta-feira (04). A partir de 12 de março essas agências não funcionarão mais.
Na capital, será fechada a agência da Avenida Frei Serafim e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E no interior, duas unidades regionais serão rebaixadas à categoria de postos de atendimento.
As manifestações dos bancários estão acontecendo em todos os estados brasileiros. A reestruturação anunciada pelo banco pretende desligar 5.000 bancários por meio do PDV (programa de demissão voluntária), fechar 361 unidades – sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento -, descomissionamento de funções e a extinção do cargo de caixa.
O diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Carlos Augusto, diz que o Banco do Brasil está sendo alvo, mais uma vez, de uma tentativa de privatização do governo: “É um crime o que o Banco do Brasil está fazendo com os funcionários, e principalmente com os clientes”.
Com o desmonte das agências muitos funcionários devem ser remanejados, Carlos afirma que ninguém sabe para onde esses trabalhadores serão mandados: “Estamos fazendo manifestações denunciando e reuniões com o pessoal da direção em Brasília. Mas ainda não tivemos nenhuma novidade. Nós não sabemos para onde estão sendo remanejados esse pessoal.”
Por Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira com informações da UOL