O valor será pago em duas parcelas
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o projeto de lei que concede um auxílio financeiro emergencial de R$ 1 mil, pago em duas parcelas de R$ 500, para trabalhadores de bares, restaurantes e eventos prejudicados pela pandemia da Covid-19 na quarta-feira (25). Nessa categoria, é necessário que não estejam recebendo nenhum tipo de benefício previdenciário, emergencial ou seguro desemprego para receber o auxílio.
Na proposta enviada pelo governo, somente trabalhadores de bares, restaurantes e de eventos desempregados nos últimos seis meses, que não estão recebendo qualquer tipo de benefício previdenciário, assistencial ou seguro-desemprego, seriam beneficiados.
O órgão alterou o texto inicial para incluir Microempreendedores Individuais (MEIs) do segmento de eventos, além de aumentar o requisito do tempo de desocupação de seis para os últimos nove meses. A emenda foi feita pela Comissão de Finanças da Alepi e a mudança foi aprovada por unanimidade, por 21 deputados.
O deputado Marden Menezes (PSDB) tentou incluir a categoria dos músicos e ampliar a duração do auxílio para 3 meses, sem sucesso.