O problema foi causado por uma falha no sistema de transmissão que conecta Macapá ao resto do país
O fornecimento de energia foi interrompido em 15 das 16 cidades do Amapá na noite da quinta (8). O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) diz que a interrupção ocorreu às 18h34, derrubando uma carga de 200 MW (megawatts). O processo de recomposição do fornecimento, segundo o operador, começou às 19h02.
São as mesmas cidades afetadas pelo apagão de novembro de 2020, após explosão em uma subestação na capital do estado. O sistema de transmissão, formado por linhas de alta tensão e subestações, é operado pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissão de Energia).
Em nota, o ONS afirmou que avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. A falha ocorreu num trecho da linha que liga Almeirim, no Pará, a Laranjal do Jari, no Amapá. A LMTE diz que a causa da ocorrência está sendo avaliada.
“A LMTE destaca que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências”, afirmou, em nota, a companhia. A indisponibilidade de um dos transformadores da subestação Macapá foi apontada como uma das causas do apagão de 2020.
Com informações da Folhapress