A checagem aconteceu entre 25 de fevereiro e 7 de abril
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou hoje, 19, os dados da fiscalização em postos de combustíveis e revendedoras de gás na capital. Dos 51 postos de combustíveis fiscalizados, foram encontradas irregularidades em 31 deles e 19 com prejuízos aos consumidores.
De acordo com o diretor do Imepi, Maycon Danilo, foi preocupante a quantidade de irregularidades descobertas pelos fiscais. A checagem, que foi feita em todas as zonas da cidade, aconteceu entre 25 de fevereiro e 7 de abril. O Imepi também fiscalizou 27 revendedoras de gás de cozinha, quatro foram autuadas.
“Nós aferimos a cada 20 litros de combustível. Há uma margem de tolerância de 60 ml, mas ao passar disso é prejuízo. Nós encontramos 160 ml, 170 ml que lesam o consumidor e 13 postos foram autuados neste aspecto. A multa varia de R$ 150 a R$ 1,5 milhão. Nas revendedoras de gás também tem irregularidades, mas em menor quantidade”, explicou o diretor do Imepi.
O diretor explicou que os postos, onde as bombas medidoras não tem irregularidades, recebem um selo de confiança do Imepi. “Nossa intenção é proteger a relação de consumo e a relação comercial da nossa cidade e do nosso estado. Todos aqueles que praticarem irregularidades serão penalizados”, declarou o diretor.
A ação foi realizada em parceria com a CMT, por meio de um requerimento apresentado pelo vereador Dudu e subscrito pela vereadora Tanandra Sarapatinhas, no qual os parlamentares solicitaram acompanhamento e intensificação nas ações de fiscalização.