A comissão fiscalizou 101.704 mil doses de vacinas contra a Covid-19
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí ( TCE-PI) divulgou, nesta segunda-feira (26), um levantamento que apontou indícios de que 2.778 pessoas tenham sido vacinadas contra a Covid-19 em detrimento a outros usuários de grupos prioritários.
Ainda de acordo com o TCE, 51% dos vacinados pelo critério “Trabalhadores de Saúde” não possuem registro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
O levantamento foi realizada pela comissão Covid-19 do TCE-PI, e tem o objetivo de apurar a aplicação dos recursos públicos e os aspectos operacionais das ações destinadas ao combate à pandemia em Teresina. A comissão fiscalizou 101.704 mil doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas pelo Ministério da Saúde, e aplicadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre 18 de janeiro de 2021 e 23 de abril.
Segundo o TCE, as ações de execução da vacinação pela FMS contra a Covid-19 apresentam “inexistência de metodologia e critério claro, conciso e objetivo para a execução da vacinação contra o coronavírus na capital, e o descumprimento dos parâmetros definidos pelo Plano Nacional e operacionalização da vacinação contra a Covid”.
A coordenadora da Comissão, Geysa Elane Sá, explica que este processo de fiscalização é contínuo. “A Comissão irá continuar acompanhando o processo de vacinação, este é só o primeiro diagnóstico. Continuaremos o trabalho de fiscalização em outros municípios do Estado”.
Com informações do TCE-PI