17/11/2024

Geral

Relatório do TCE-PI aponta possíveis irregularidades na aplicação da vacina contra a Covid-19

2.778 ( duas mil setecentas e setenta e oito ) pessoas podem ter furado a fila e tomado a vacina antes do prazo correto

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 29/04/2021, 14:30

Por Felipe Reais 

O TCE – Tribunal de Contas do Estado do Piauí encontrou indícios de irregularidades nas ações de aplicação da vacina que combate o vírus da Covid – 19. Um levantamento foi realizado para avaliar o trabalho desenvolvido em combate a pandemia em Teresina.

De acordo com a Comissão de Fiscalização,  2.778 ( duas mil setecentas e setenta e oito ) pessoas podem ter furado a fila e tomado a vacina antes do prazo correto. Outras pessoas que precisavam da vacina e que são prioridade não receberam as doses nesse período.

Procuramos a Coordenadora de Fiscalização do TCE, Geysa Elane Sá. Ela explicou que o órgão criou a Comissão de Fiscalização no ano passado. Alguns nomes de pessoas que tomaram a vacina foram descobertos sem estarem nos critérios já pré – estabelecidos foram feitos cruzamentos de dados com cpfs.

Foto: TCE-PI

A fiscalização iniciou em Teresina pela acesso dos integrantes da comissão. Os outros municípios do Piauí vão receber a fiscalização. Para Geysa Elane Sá é positiva a avaliação dos oito ciclos de vacinação. A maior preocupação é somente com as pessoas que não cumpriram os critérios. Ainda segundo Geysa a transparência é necessária em todos os momentos de aplicação da vacina contra a Covid – 19.

O TCE dispõe de um relatório com os dados de todas as pessoas que tomaram a vacina. Sobre os servidores públicos que teriam recebido a dose antes do tempo, Geysa Elane comentou o possível erro.

Foto: Divulgação/ TCE

O nome do Secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, foi citado em uma página nas redes sociais. Na publicação consta que ele teria tentado tomar a vacina, por estar no grupo de profissionais que estão diretamente ligados no combate à pandemia. Ele não gravou entrevista. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Setur e nos foi informado que Flávio Nogueira Júnior é médico e está exercendo a profissão dentro da Lei.

O Ministério Público do Piauí se manifestou sobre o assunto. Por meio de nota, a assessoria do MP informou que o promotor de justiça Eny Marcos Vieira Pontes disse que todas as demandas relativas a esse assunto se referem aos mesmos dados do relatório do TCE que são apenas indícios. Para comprovar ou não esses indícios, ele instaurou uma investigação e que vai falar após analisar o processo. A Coordenadora de Fiscalização do TCE disse que o órgão é fundamental e que o tribunal não vai chamar as pessoas para prestarem esclarecimentos e que o objetivo do relatório é mostrar fragilidade e orientar a todos.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM