Entre as vacinas que irão chegar estão 5.850 imunizantes da Pfizer
O Piauí recebe, nesta segunda-feira (03), 96.850 doses de vacinas para vacinação contra a Covid-19. Com esses imunizantes, o estado dará início à vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.
De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, 5.850 de vacinas da Pfizer serão entregues ao município de Teresina. Essa remessa corresponde à primeira dose da vacina e proporcionará continuidade das etapas de vacinação do município.
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já se preparou para o armazenamento das vacinas da Pfizer, contando com seis freezers, que suportam a temperatura estabelecida pelo fabricante”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Vacinas da AstraZeneca
Também estão incluídas nesta remessa 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz que beneficiarão 13.6% do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e as pessoas com deficiência permanente (54.912 doses). Os imunizantes também serão destinados a 21% dos idosos de 60 a 64 anos (26.980 doses).
“Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação desse grupo há pouco mais de um mês”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, os seguintes grupos serão imunizados no Piauí: