O imunizante faz parte do lote de 1,12 milhão de doses que está sendo distribuído para todas as capitais brasileiras
O Piauí recebeu nesta terça-feira (11), às 15h35, mais 16.380 doses da vacina Pfizer, destinadas ao grupo de pessoas com comorbidades. Devido às condições de logística e armazenamento necessárias, o imunizante da Pfizer será aplicado somente em Teresina.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, afirmou que as novas doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades. “São gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, que fazem parte da etapa atual da campanha de vacinação no estado do Piauí”, informou o gestor.
Na segunda-feira (10), o Ministério da Saúde começou a distribuir 1,12 milhão de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech para as capitais brasileiras.
De acordo com a pasta, ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses devem ser aplicadas no prazo de cinco dias.
“Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra”, comunicou o ministério.
Com informações da Agência Brasil