Os recursos, segundo a secretária, estão voltados para as ações de saúde, por conta da pandemia
A secretaria municipal de assistência social e políticas integradas da Prefeitura de Teresina, Eliana Lago, em entrevista para a Teresina FM 91,9, disse que a Assistência Social da Prefeitura não está tendo dinheiro para dar sequência nas ações da pasta. Nesse momento, segundo a secretária, as atenções e os recursos estão voltados para a saúde e para as ações contra a pandemia do coronavírus.
No início do ano, a Prefeitura rompeu os contratos com as entidades que faziam parceria para prestar os serviços assistenciais. A secretária destacou que desde o ano passado a Prefeitura deixou de receber o repasse do fundo nacional da Assistência Social e também não recebeu o repasse do fundo estadual. E a prefeitura não tem dinheiro destinado para assistência social, pois focou no controle da pandemia.
A porta de entrada para a assistência agora são os CRAS. As parcerias com as entidades e ONGs foram rompidas. “Perdemos cerca de 70% do fundo de assistência que foi cortado e, por isso, terminaram as parcerias, mas não todas. Ainda temos os parceiros e os projetos com serviços em andamento”, comentou Eliana Lago na entrevista à Teresina FM 91,9.
Ela disse que estão cobrando os repasses dos fundos nacional e estadual. A Prefeitura está mobilizando a estrutura que a prefeitura tem para manter as políticas assistenciais.