A secretaria está aguardando um documento oficial do Ministério da Saúde sobre os procedimentos a serem adotados em relação a este assunto
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou hoje (11) que as gestantes precisam conversar com seu médico para avaliar se devem ou não receber o imunizante da Oxford/AstraZeneca. Na segunda (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota orientando a suspensão da vacina para grávidas.
A bula atual da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina em gestantes sem orientação médica. O profissional de saúde deve considerar, na avaliação, os riscos e benefícios da imunizante para a paciente. De acordo com a agência, essa recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.
O superintendente de Atenção à Saúde Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães, afirmou que a secretaria está aguardando um documento oficial do Ministério da Saúde sobre os procedimentos a serem adotados em relação a este assunto.