Htar Htet Htet, de 31 anos, já representou o país em concursos internacionais de beleza. Em seu perfil em uma rede social, ela publicou fotos em que parece estar em um campo de treinamento
Uma ex-rainha da beleza de Mianmar se juntou à resistência, “pronta para dar sua vida” na luta contra a junta militar que deu um golpe de Estado no país, anunciou a jovem em sua página em uma rede social.
Há 42 dias, Htar Htet Htet, de 31 anos, vive na selva, em território controlado por uma das guerrilhas étnicas do país, e tem aprendido a usar armas .Em uma foto divulgada na terça-feira em sua página de uma rede social, ela aparece vestindo uma calça preta e com um fuzil tipo AK-47.
“Seja com uma arma, uma caneta ou dando dinheiro ao movimento pró-democracia, cada um deve fazer sua parte para que a revolução tenha sucesso”, afirmou.
Mais de 780 civis foram mortos pelas forças de segurança desde o golpe de Estado militar de 1º de fevereiro, que derrubou o governo eleito de Aung San Suu Kyi. As informações são de uma ONG.
Apesar da violência, as manifestações continuam, e os grevistas paralisam setores inteiros da economia. Os combates entre o Exército e vários grupos étnicos também se intensificaram.
Milhares de opositores à junta militar, que fugiram das cidades, juntaram-se a essas guerrilhas estabelecidas nas regiões fronteiriças do norte e do leste.
Fonte: G1