Na reunião, também foi tratada sobre a importação de doses de vacina
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), participou hoje (20) de uma reunião on-line entre o Fórum Nacional de Governadores e o embaixador da China no Brasil, Yang Wan Ming.
Após encontro, o embaixador chinês informou, através das redes sociais, a liberação de novos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir 16.6 milhões de doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca, que segundo ele, chegarão ao Brasil nos próximos dias.
O encontro virtual aconteceu justamente para discutir sobre o cronograma de entrega do IFA ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para fabricação de vacinas no Brasil.
“Acertamos com o embaixador um trabalho conjunto para que tenhamos várias vacinas e um cronograma de entrega do IFA para garantir que até agosto possamos vacinar todo o grupo de maior risco no Brasil”, disse Wellington Dias.
Para João Dória (PSDB), governador do estado de São Paulo, a China tem sido solidária nesta questão humanitária. Ele ressalta que uma vacina pode salvar uma ou mais vidas. “Portanto, faço aqui o apelo, precisamos dos insumos para a produção da vacina e precisamos da ajuda da China para que isso possa ser liberado imediatamente”, enfatizou o governador de São Paulo.