O caso ocorreu nesta sexta-feira (21) e rapidamente a equipe de GCMs da zona Norte acionou a equipe de GCMs Leste
Uma mulher, que não teve a identidade revelada, deu à luz sozinha, de forma natural, em uma casa no bairro Ininga, zona Leste de Teresina, nesta sexta-feira (22). O pai estava na zona Norte quando descobriu que o filho estava prestes a nascer. Desesperado, ele parou uma viatura da Guarda Municipal e pediu ajuda.
“Uma equipe na região da Santa Maria da Codipi foi parada por um homem de moto que pediu ajuda para enviarmos uma viatura, que estivesse mais perto, porque a mulher dele estava parindo em casa sozinha e ele não chegaria a tempo. Ele estava muito nervoso. O celular caiu e quebrou e ele disse que viu na gente uma esperança de que pudéssemos ajudá-los”, conta Louyse Frasão, uma das GCMs que participou da ocorrência.
Ao chegar ao local, os agentes encontraram a mãe com bebê no colo e os dois ainda interligados pelo cordão umbilical. De acordo com a GCM, o casal mora na cidade de Lagoa Alegre, no interior do Piauí, e vieram para a Capital para o parto. Eles estavam na casa de um tio do pai do bebê. A mãe já estava no nono mês de gestação.
“O portão da casa estava entreaberto. Ela já tinha tido bebê, estava no chão com ele no colo e muito sangue. Como a gente não tinha material estéril, ligamos logo para o Samu e ficamos conversando com ela que falou que não sentia dor. O bebê era um menino ainda estava ligado ao cordão umbilical e a placenta não tinha saído. Ficamos conversando e ele estava coradinho e respirando bem”, relembra Frasão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e realizou todos os procedimentos necessários. Os dois, juntamente com o pai, foram levados à maternidade.
“Ela já tinha ido à maternidade pela manhã, mas a orientaram a voltar para casa e aguardar. Felizmente, deu tudo certo. Foi um parto natural, sem complicações e muito bonito. Os pais ficaram muito agradecidos. Foi um momento especial também para a GCM de Teresina”, disse a GCM Louise Frasão.