Candidato de esquerda radical ultrapassou a conservadora de direita, que é filha de Alberto Fujimori, por poucos milhares de votos. Contagem rápida feita por instituto de pesquisa indica empate técnico
Pedro Castillo passou a candidata Keiko Fujimori na apuração da eleição presidencial no Peru na tarde desta segunda-feira (7) e agora começa a abrir uma pequena vantagem, de cerca de 39 mil votos atualmente.
Com 92,9% das urnas apuradas, Castillo tem 50,116% dos votos válidos contra 49,884% de Keiko, segundo o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol).
A diferença atual é de apenas 0,232 ponto percentual, ou 39.164 votos. São 8.436.061 para o candidato de esquerda e 8.386.897 para a candidata conservadora (veja mais abaixo um perfil dos candidatos).
Pesquisa de boca de urna divulgada no domingo (6) havia indicado vitória apertada da filha do ex-presidente Alberto Fujimori, com 50,3% dos votos válidos (contra 49,7% do professor sindicalista).
Depois, o mesmo instituto de pesquisa passou a projetar Castillo à frente, com 50,2% (contra 49,8% de Keiko), após uma contagem rápida dos votos. Mas apontou empate técnico entre os candidatos.
Keiko foi mais votada na capital Lima e nas grandes cidades, chegando a ficar vários pontos percentuais à frente de Castillo no início da apuração, mas começou a perder terreno quando os votos do interior passaram a ser contabilizados.
Fonte: G1