O presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, falou sobre o assunto em entrevista ao JT2 da Teresina FM
A ideia principal no projeto de reestruturação no transporte público coletivo, é separar tarifa pública de tarifa de remuneração de serviço. O presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, falou sobre o assunto em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta terça-feira (08).
O presidente explica que é necessário separar a tarifa que o usuário paga do custo do serviço. “Ela (tarifa) pode ser parte integrante para pagar o custo, mas não o custo todo. A tarifa que o usuário paga, tarifa pública, passa a ser uma decisão política do prefeito”, disse.
O prefeito, de acordo com a proposta, deve fixar a menor tarifa possível que caiba no bolso do usuário de baixa renda. E o restante do custo do serviço terá que ser bancado com recursos do próprio orçamento do município ou com a constituição de um fundo de transporte para pagar o serviço que é encomendado.
“Se a sociedade local decidir que quer um transporte público de excelente qualidade, certamente esse serviço será possível de ser feito, mas o serviço vai ter um custo que terá que ser bancado por toda a sociedade”, ressalta.
Escute a entrevista na íntegra abaixo:
https://soundcloud.com/teresinafm/jt2-08062021-otavio-cunha-transporte-urbano?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fteresinafm%252Fjt2-08062021-otavio-cunha-transporte-urbano