O projeto foi apresentado ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho
Na visita do prefeito Doutor Pessoa (MDB) a Brasília, três projetos foram apresentados ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, um deles diz respeito à integração das bacias do Rio Parnaíba e do Rio Poty.
De acordo com o secretário de planejamento de Teresina, João Henrique Sousa, que está acompanhando o gestor municipal, a proposta visa a construção de canal e barragem no Rio Poti, para irrigação e abastecimento, piscicultura e horticultura.
Em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta quarta-feira (16), o secretário explicou que, hoje em dia, só 6% das verduras consumidas em Teresina são produzidas aqui. 94%, segundo ele, vem dos estados da Bahia e Ceará. “Esse projeto dará um volume de empregos diretos muito grande e irá abastecer a cidade com hortifrutigranjeiros”, declarou.
Outro projeto apresentado ao ministro foi um programa de monitoramento na cidade de Teresina, principalmente das vias urbanas onde o transporte coletivo trafega, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). O sistema deverá contar com 485 câmeras.
A falta de saneamento no residencial Torquato Neto, zona Sul da capital, também foi pauta na reunião. João Henrique explica que esse projeto tem um grau de dificuldade maior, mas não é intransponível. “Espero que dentro de 90 dias nós consigamos, junto com o ministério, resolvê-lo (Sic)”, disse.
Torquato Neto é uma das maiores áreas habitacionais da capital. Os moradores reclamam de falta de estrutura no local, como rede de esgoto e falta de drenagem de água.
Confira a entrevista na íntegra:
https://soundcloud.com/teresinafm/jt2-16062021-joao-henrique-de-sousa-e-doutor-pessoa-viagem-a-brasilia