13/11/2024

Geral

Talibã ameaça cidades importantes do Afeganistão e EUA fazem ataques aéreos

Retirada das forças dos EUA permite avanço rápido do grupo fundamentalista nas principais províncias e exército afegão faz esforços de defesa

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 02/08/2021, 18:19

Os Estados Unidos aumentaram os ataques aéreos contra o Talibã em uma tentativa de impedir os avanços dos militantes em várias capitais provinciais importantes no Afeganistão, disse um oficial de segurança afegão na segunda-feira (2).

Nas últimas 72 horas, os ataques aéreos dos EUA visaram bases do Talibã nas cidades de Herat, Kandahar e Lashkar Gah, disse o oficial. “Eles atacam várias vezes quando o Talibã tenta entrar na cidade”, disse o oficial, acrescentando que as três cidades foram consideradas “ameaçadas” pelos avanços do grupo.

Foto: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Oficiais americanos confirmaram recentemente que os ataques aéreos dos EUA estão ativos no Afeganistão novamente, mas se recusaram a fornecer detalhes sobre os alvos.

Houve intensos combates no fim de semana entre o Talibã e as forças do governo afegão em Lashkar Gah, capital da província de Helmand. O grupo agora controla vários distritos da cidade, segundo jornalistas locais contatados pela CNN.

Lashkar Gah possui rotas estratégicas para todas as direções, incluindo a rodovia entre Kandahar e Herat e importantes áreas agrícolas ao sul da cidade. O Talibã há muito tem uma forte presença na província de Helmand, inclusive ao redor da capital, mas não ocupa nenhuma parte da cidade desde que foi derrubado em 2001.

Os militares afegãos reforçaram sua presença na cidade no sábado (31), trazendo forças especiais, de acordo com um tuíte do 215 Corps, uma unidade do exército. Eles também realizaram ataques aéreos contra bases do Talibã.

Se Lashkar Gah cair nas mãos do grupo fundamentalista, será a primeira das 34 capitais de província do Afeganistão a ser perdida pelo governo. Mas vários outras estão cercados pelo Talibã, que também controla várias rodovias importantes em todo o Afeganistão.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM