19/11/2024

Geral

Para especialistas centro histórico precisa ser adequado às modernidades

Em virtude do aniversário de 15 anos da Teresina FM 91,9, ao longo desta semana, a rádio promove o ‘Teresina em Pauta’, que entrevista dois convidados em cada edição do Jornal da Teresina FM

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 18/08/2021, 14:07

Teresina completou 169 anos no dia 16 de agosto. Fundada em 1852 e uma das capitais mais jovens, a cidade foi totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, com quadras em formato de tabuleiro de xadrez, e sendo oficialmente a primeira capital planejada do Brasil.

A arquitetura e urbanismo de Teresina para o arquiteto João Alberto Monteiro é eclética. Ele explica que a história demonstra que a capital começou a crescer copiando cidades maiores e isso tem se mantido ainda hoje. ”Não tem uma linguagem própria, pois é uma cidade muito jovem. Mas isso pode mudar no futuro”, disse.  

Foto: Reprodução/ Teresina FM

Ele e o também arquiteto e presidente do conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI), Wellington Camarço, foram entrevistados no JT2, na terça-feira (17). Um dos principais assuntos abordados foi a conservação do patrimônio histórico da cidade, conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo. Ultimamente áreas centrais, onde está localizada a maioria da arquitetura histórica, tem se tornado espaços descaracterizados e dominados pelo comércio. Por exemplo, o uso de estacionamentos em antigas construções patrimoniais. 

João Alberto explica que isso acontece porque Teresina não dispõe de um grande centro, como São Luís (MA), onde as unidades antigas possam ser usadas e cujo porte seja grande. Por isso se torna difícil preservar os prédios históricos. No entanto, ele pede que não deixem que os prédios morram, e sim que sejam adequados às modernidades. “Isso significa renova-los e requalificá-los para que eles possam, como obras físicas que são, se adequarem às novas maneiras de vida”, disse.

Wellington Carmarço acredita que: “nós só vamos ter capacidade de preservar o que ainda temos a partir do momento que a sociedade tiver conhecimento dele”, disse. Sobre a identidade da cidade, em relação a arquitetura, ele explana:  “Teresina tem jeito, basta o poder público não atrapalhar. Porque há muitas ideias e muito caminho para percorrer e estamos preparados para isso”, finalizou. 

Em virtude do aniversário de 15 anos da Teresina FM 91,9, ao longo desta semana, a rádio promove o ‘Teresina em Pauta’, que entrevista dois convidados em cada edição do Jornal da Teresina FM. Ao todo foram escolhidos 10 temas de relevância para a capital, e cada um é abordado em uma edição. No JT2 da terça-feira (17), o tema abordado foi arquitetura.

Escute a entrevista na íntegra:

https://soundcloud.com/teresinafm/jt2-17042021-teresina-em-pauta-arquitetura-joao-alberto-monteiro-e-wellington-camarco?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Fteresinafm%252Fjt2-17042021-teresina-em-pauta-arquitetura-joao-alberto-monteiro-e-wellington-camarco

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM