Segundo ela, isso é para impor limites e evitar traumas futuros
Matéria de Luciano Coelho
Nesta quarta-feira (14), a psicopedagoga Yloma Fernanda de Oliveira Rocha, em entrevista à Teresina FM 91,9, falou sobre a importância do desenvolvimento educacional infantil e frisou que os pais precisam dizer NÃO para os filhos. Segundo ela, isso é para impor limites e evitar traumas futuros.
Yloma afirmou que as crianças desenvolvem mais transtornos do que antes, muitas delas por conta da questão ambiental. E a situação da pandemia agravou essa situação pelo confinamento das pessoas. “Impor limites não traumatiza, pelo contrário, evita que a criança aprenda com isso e lá na frente, já adulto, não venha sofrer com os NÃO”, argumentou.
De acordo com a psicopedagoga, as crianças, as pequenas da educação infantil, devem receber comandos curto e objetivos para que elas possam assimilar melhor e internalizar as coisas com mais facilidade. Ela ainda destacou que essas medidas podem evitar transtornos futuros e adquirem um novo comportamento.
Yloma, em relação as novas modalidades de ensino como aulas hibridas, disse que essa tecnologia veio para ficar e teremos que nos acostumar a isso. Mas alerta que as aulas presenciais ajudam a desenvolver a parte afetiva e social das crianças, porque, mesmo as pequenininhas, vão para escolar brincar com brincadeiras orientadas e com objetivo, com estímulos específicos.