O estado é segundo do país com mais incidência de catarata entre pessoas com 60 anos de idade ou mais
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo IBGE, o Piauí é o segundo estado do país com mais incidência de catarata entre pessoas com 60 anos de idade ou mais. A catarata compromete a visão e, se não for tratada, pode causar cegueira.
Quase metade da população idosa do estado (44,3%) foi diagnosticada com a doença em um ou ambos os olhos. O Piauí fica atrás somente do estado do Rio Grande do Norte (47%).
Conforme o levantamento, a taxa de ocorrência da patologia entre os idosos do Piauí é 9,7 pontos percentuais superior à média nacional, que é de 34,6%. Apesar disso, no Piauí, apenas 68,8% dos idosos diagnosticados com a doença e que receberam indicação para fazer a cirurgia realizaram o procedimento para correção do problema. No Brasil, o índice de realização da cirurgia chega a 74,2%.
Mesmo o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo a cirurgia para a retirada da catarata, menos da metade da população idosa, de todo o país, que fez o procedimento utilizou o serviço público. O índice de cirurgias feitas pelo SUS foi de 46,7% no Brasil e de 40,3% no Piauí.