O meteoro luminoso explodiu no céu e deixou fragmentos em Valença do Piauí
Um grande meteoro cruzou o céu de vários estados do Nordeste, incluindo o Piauí, na noite do último sábado (28). Moradores relataram um clarão e uma forte explosão, registrados pelas câmeras do site especializado Clima ao Vivo e por câmeras de segurança espalhadas pela região.
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o fenômeno trata-se de um bólido, meteoro do tipo luminoso que termina de forma explosiva. Ele pode ser observado quando um meteoroide atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade e aquece os gases atmosféricos, o que confere sua intensa luminosidade.
Ainda de acordo com os pesquisadores da Bramon, o meteoroide começou a brilhar a 67,3 km de altitude sobre a zona rural de Pimenteiras, no Piauí, e seguiu em uma velocidade de 60,2 mil km/h até desaparecer perto de Lagoa do Sítio, também no Piauí, a uma altitude de 24,1 km.
Há a possibilidade de fragmentos terem sido deixados na região próxima à Valença do Piauí, distante 231 km da capital Teresina. Os pesquisadores ressaltam que os meteoritos não são nocivos à saúde e recomendam aos civis que os encontrarem que entrem em contato pelo e-mail bramonmeteor@gmail.com.
Com informações da Bramon