De acordo com o comandante João Costa, as queimadas se intensificam durante o período do B-R-O-Bró
O comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel João Costa, informou nesta quarta-feira (08), em entrevista ao JT1 da Teresina FM, que ocorrem em média 20 focos de incêndios em Teresina por dia.
De acordo com o tenente-coronel, existem três equipes de combate a incêndios para o atendimento à capital. A prioridade são incêndios que ocorrem na cidade, mas nesse período há muitos focos em florestas no interior.
Ainda segundo o comandante, o Corpo de Bombeiros tem um efetivo de 340 homens espalhados em batalhões de Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano, além de uma base avançada em Piripiri. O objetivo do comando da corporação é realizar concurso público para ampliar o efetivo e a presença dos bombeiros no interior.
Os bombeiros se valem das parcerias com os brigadistas, PrevFogo e voluntários, além das máquinas das prefeituras para combater focos de incêndio. Eles passaram a usar mais tecnologia como imagens de satélite e drones para monitorar as áreas de queimadas.
O comandante João Costa frisou que existem focos de grandes incêndios nas cidades de Buriti dos Montes, Milton Brandão e Pedro II, onde o fogo já consumiu mais de 48 mil hectares. Diante da situação, o Corpo de Bombeiros fez aceiros de 20 km para conter as chamas. Elencou ainda outros incêndios nas regiões de Valença, Pimenteiras e São Raimundo Nonato e alertou sobre o avanço das queimadas no Parque Nacional da Serra da Capivara.
Por fim, a orientação do tenente-coronel à população consiste em evitar pôr fogo no lixo e em roças devido ao período de intenso calor e durante horários de fortes ventos, que espalham fagulhas e provocam incêndios.
Matéria de Luciano Coelho