Entre os estados, o Piauí registrou a quinta menor proporção
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, a PeNSE, relativa ao ano de 2019. Dentre os principais resultados para o Piauí, a apuração aponta que 12,8% dos estudantes piauienses de 13 a 17 anos de idade já sofreram importunação sexual.
“Conforme esses alunos, de escolas públicas e privadas de nosso estado, alguma vez na vida, alguém o tocou, manipulou, beijou, e expôs parte do corpo contra a sua vontade”, explicou o supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes. Esse indicador para o Brasil chegou a 14.6%, ou seja, dois pontos percentuais a mais do que o registrado no Piauí. Entre os estados, o Piauí registrou a quinta menor proporção.
Entre os principais agressores, os mais citados pelos adolescentes foram namorado(a), ex-namorado(a), ficante ou crush (27%). Cerca de 22,6% responderam que um(a) amigo(a) foi o responsável e 6% informaram o pai, a mãe, o padrasto ou a madrasta. Outros familiares foram apontados por 13,7% dos alunos e desconhecidos(as) por 22,7%. Aproximadamente 16,8% indicaram outra pessoa não especificada no questionário.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, estudantes do sexo feminino são as que mais sofreram com o problema, atingindo o percentual de 17,7%. A porcentagem é menor quando se trata do sexo masculino, 7,3% informaram ter passado por essa situação.