Os imunizantes começam a ser enviados, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (16), iniciando pela capital Teresina e na sexta-feira (16) seguirão para as demais regionais de saúde
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou nesta quarta-feira (15) que iniciará a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. O Piauí possui 543.299 pessoas desse público.
Por determinação do Ministério da Saúde, as primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente. Na primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades.
Os imunizantes começam a ser enviados nesta quinta (16), iniciando por Teresina e, na sexta-feira (16), seguirão para as demais regionais de saúde. Em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, o secretário de saúde Florentino Neto informou que o calendário para este público ficará a cargo de cada município. “Cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem”, informou Florentino.
O Ministério da Saúde estabeleceu como prioridades, para a vacinação deste grupo, deficiências permanentes, seguida por comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e por fim a população de 12 a 17 anos sem comorbidades. “As comorbidades incluídas bem como as orientações referentes à comprovação das condições prioritárias serão as mesmas já descritas no PNO, para as etapas anteriores de vacinação”, pontou Florentino Neto.