As negociações tem como objetivo buscar alternativas para o retorno regular do transporte público
Os consórcios de ônibus entregaram à prefeitura de Teresina, nesta sexta-feira (17), uma planilha sobre as gratuidades que devem ser subsidiadas pelo poder público. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) deverá analisar o material. As negociações tem como objetivo buscar alternativas para o retorno do transporte público de forma regular.
Conforme a consultora jurídica do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), advogada Naiara Moraes, o relatório leva em consideração as gratuidades transportadas (estudantes, integração e categorias), referentes aos meses de janeiro a agosto de 2021.
“Também encaminhamos uma perspectiva de cronograma, tão logo se estabeleça o auxílio do Município. As gratuidades transportadas são um parâmetro inequívoco e temos esperança de que seja referendado para a construção do auxílio financeiro ao sistema de transporte coletivo”, disse.
A advogada reiterou que as negociações contratuais e de subsídio, como repasses e outros valores, continuarão em tratativas. ”Os consórcios e as empresas reafirmam que não abrem mão de direitos assegurados por contrato”, destacou a representante do Consórcio SITT.
Na terça-feira (14), o superintendente Strans, major Cláudio Pessoa, se reuniu com empresários e a presidência do Consórcio SITT para propor soluções para a crise do transporte coletivo em Teresina.