20/11/2024

Geral

Ministério declara situação de emergência em São Raimundo Nonato

Diante das constantes queimadas na região devido à seca, governo federal anuncia envio de recursos

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 18/09/2021, 09:01

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu nesta sexta-feira (17) a situação de emergência de 16 municípios das regiões Norte, Nordeste e Sul, em decorrência de desastres naturais relacionados aos períodos de estiagem e seca.

Dentre as cidades, São Raimundo Nonato, no sul do Piauí, tem sofrido as mazelas da ausência prolongada de chuvas desde o dia 7 deste mês. Focos de incêndio se espalharam pelo município e o fogo ameaçou alcançar o Parque Nacional da Serra da Capivara.

Incêndio em vegetação à beira de estrada em São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação/Prefeitura SRN)

Diante da extrema urgência, a Polícia Militar do Piauí enviou, no dia 11, um helicóptero para auxiliar no combate aos incêndios. Um dia depois, foi a vez do humorista piauiense Whindersson Nunes contribuir com o envio de um avião para conter as queimadas junto às autoridades do estado.

De acordo com o Ministério, os municípios que se encontram em situação de emergência podem solicitar recursos da pasta para atender à população afetada, restabelecer serviços essenciais e reconstruir a infraestrutura danificada.

O secretário de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato, André Landim, informou à redação da Rádio Teresina FM que está marcada para a próxima quarta-feira (22) uma reunião com a prefeita Carmelita Castro (Progressistas) para discutir sobre o anúncio do governo federal e a solicitação de recursos para o município.

Ainda segundo Landim, a prioridade atual da secretaria é combater um novo foco de incêndio surgido nesta sexta nos povoados de Gameleira e Macacos. Atuam nos locais, além da Sema, equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.

Carro-pipa utilizado no combate a foco de incêndio em São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação/Prefeitura SRN)

A solicitação ao Ministério deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com a especificação do montante a ser liberado.

Por fim, a pasta lembra que a Defesa Civil possui um sistema gratuito de alerta de desastres naturais. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para o número 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).

Matéria relacionada:

Novos focos de incêndio são identificados na região da Serra da Capivara

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM