A história do IFPI começou em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices do Piauí
Matéria de Flávio Ramos
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) comemorou nessa quinta-feira (23) 112 anos de existência. A programação de aniversário, que teve início no começo da semana, se encerra hoje (24).
Neste ano, as celebrações de aniversário estão inseridas dentro da programação da quinta edição do Integra IFPI, evento que promove a divulgação de ações e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O evento ocorre de forma totalmente online.
Histórico do IFPI
A história do IFPI começou em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices do Piauí. Ao longo do tempo, a instituição já teve diversas denominações, como Escola Técnica Federal do Piauí e Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí. A mudança para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí ocorreu por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
Atualmente, conta com 20 unidades instaladas em 18 municípios do norte ao sul do Piauí. São 26 mil matrículas e mais de dois mil servidores. O IFPI oferta cursos técnicos, superiores (licenciaturas e bacharelados), especializações, mestrados, educação de jovens e adultos e cursos de formação inicial e continuada.