O local fica no bairro Vale do Gavião, zona leste de Teresina
A ex-professora Noélia Maranhão, que faleceu este ano em decorrência da Covid-19, foi lembrada pela prefeitura de Teresina devido aos serviços prestados à Educação do Município. Também ex-diretora escolar, ela agora dá nome ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Vale do Gavião, zona leste da capital.
A unidade atenderá 170 alunos de creche e pré-escola em tempo integral. O local foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) durante solenidade que contou com a presença do prefeito Doutor Pessoa (MDB).
O vereador Luís André, presidente do PSL Piauí, foi outro que compareceu. Antes do encontro, aliás – durante a sessão plenária de hoje do legislativo municipal, o parlamentar também fez uma homenagem à ex-professora: “Foi uma pessoa que uma pessoa que se destacou como professora. Que se dedicou na escola Valter Alencar durante quatro anos levando não um trabalho educacional para as crianças do bairro Planalto Uruguai como para as crianças da zona leste”.
De acordo com a prefeitura, a nova unidade de ensino é equipada com oito salas de aula climatizadas, solários, fraldários, sala de repouso, sala multiuso, banheiros com acessibilidade e pátio coberto. O investimento foi de quase R$ 3 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Noélia Maranhão da Costa e Silva morreu no dia 05 de junho aos 58 anos. Antes disso, no dia 26 de maio, a ex-diretora perdeu a filha Bianca Maranhão (de 24 anos), que também perdeu a luta para o novo coronavírus.
Dos quatro membro da família da ex-professora, restou apenas a filha mais nova, Maria Clara Honorato. O esposo de Noélia, Manoel Honorato, também faleceu (no dia 08 de junho) em decorrência de sequelas causadas pela Covid-19.