A capital piauiense é a líder do ranking, contabilizando 315 acidentes; empresa orienta população a como proceder em casos do gênero
A Equatorial Energia divulgou nesta terça-feira (5) um levantamento de acidentes de trânsito envolvendo postes de iluminação no Piauí. Apenas neste ano, até setembro, foram registradas 1.654 colisões de veículos contra postes. Para fins de comparação, durante o ano anterior, um total de 1.869 ocorrências foi apontado.
Na ponta do ranking, Teresina aparece com 315 acidentes, seguida por Uruçuí (66), Picos (65), Manoel Emídio (45) e Campo Maior (44). As ocorrências representam prejuízos financeiros e no fornecimento de energia aos clientes das áreas atingidas, além do grave risco à vida dos envolvidos nos incidentes.
Segundo o executivo de estudos operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno, responsabilidade e respeito são valores cruciais para a redução dos números de acidentes de trânsito. Do mesmo modo, pede às autoridades de trânsito que reforcem aos motoristas a necessidade de redobrarem a atenção ao dirigirem.
Outro problema é a combinação entre bebidas alcoólicas e uso de telefone celular ao volante. De acordo com o gerente executivo de educação de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Reginaldo Canuto, tratam-se de dois fatores que ocasionam acidentes nas estradas, sobretudo à noite.
“Se houver consumo de bebida alcoólica, não se deve conduzir nenhum veículo. Já o uso do celular em meio à direção pode em fração de segundos também causar acidentes, além de ser uma conduta proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro”, ressalta o gestor.
O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?
A Equatorial orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, por meio do número 0800 086 0800.
Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.
Ressarcimento de danos à rede pelos condutores
Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação. O custo médio de ressarcimento é R$ 2.500,00.