De acordo com MPPI, 16 comércios foram vistoriados e 18 notificados
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Piauí, divulgou nesta sexta-feira (08) o balanço da Operação “Dia das Crianças”, cujo objetivo era fiscalizar mercadorias em situação irregular em Teresina. A vistoria aconteceu de 4 a 8 de outubro. Ao todo, 441 brinquedos foram apreendidos.
De acordo com MPPI, 16 comércios foram vistoriados e 18 notificados. Além dos brinquedos, foram confiscados 375 adaptadores e 47 carregadores de celulares irregulares. As principais irregularidades encontradas foram: produtos importados expostos à venda sem a devida tradução a língua portuguesa; inadequação da informação do prazo de validade; ausência de preços, informações nos produtos e serviços comercializados; e a ausência do Selo Inmetro em brinquedos expostos para venda.
Os dados foram apresentados em uma coletiva de imprensa realizada hoje no Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona Leste de Teresina, e contou a participação do Procon Municipal de Teresina, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O chefe do setor de fiscalização do Procon, Arimatéa Area Leão, informou que a operação é realizada anualmente e que, no ano de 2020, devido à pandemia, não foi possível realizá-la. “Nosso objetivo é garantir segurança para as crianças e manter o equilíbrio nas relações de consumo”, disse.
Com informações do MPPI