20/11/2024

Geral

20% dos aposentados e pensionistas ainda não fizeram prova de vida, alerta PiauíPrev

Presidente da fundação lembra aos beneficiários que prazo limite do procedimento se estende ao final de outubro

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 11/10/2021, 12:32

A prova de vida é um procedimento anual exigido aos aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Como o nome sugere, os segurados precisam comprovar que estão vivos e, assim, evitar que os institutos previdenciários lidem com fraudes e pagamentos indevidos.

No estado do Piauí, o processo se encontra sobre a responsabilidade da Fundação Piauí Providência (PiauíPrev), que utiliza o aplicativo Meu RPPS para facilitar o acesso dos beneficiários em meio ao isolamento social. Iniciada em julho deste ano, a prova digital entra em sua última etapa durante o mês de outubro, na qual são priorizados aqueles que ainda não realizaram o procedimento.

Gestor explica o passo a passo da prova de vida da PiauíPrev (Foto: Teresina FM)

Segundo o presidente da PiauíPrev, Ricardo Pontes, dentre os 44 mil segurados estaduais, 35.307 concluíram com sucesso a prova de vida, o que equivale a 80% do total. No entanto, 8.654 aposentados e pensionistas ainda possuem pendências, os quais representam a parcela restante de 20%.

“Reforçamos a orientação àqueles que não fizeram a prova de vida que baixem o Meu RPPS e sigam os passos descritos no aplicativo até o prazo limite de 31 de outubro”, declarou Pontes em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

O presidente lembrou que a partir de novembro o governo estadual iniciará a suspensão do pagamento aos segurados com situação irregular. Para voltarem a receber o benefício, deverão preencher um formulário de reinclusão no sistema da PiauíPrev.

Em breve comentário sobre a situação previdenciária no Piauí, Pontes afirmou que o estado fez avanços nesse sentido graças a medidas de ajuste fiscal e às reformas do sistema promovidas desde 2019. “Reduzimos o déficit mensal de R$ 83 milhões para os atuais R$ 30 milhões, que tentamos sanar com recursos oriundos da dívida ativa e de precatórios. Entregaremos um cenário mais tranquilo aos futuros gestores”, enfatizou.

Passo a passo – Aplicativo Meu RPPS

Arte de divulgação do aplicativo Meu RPPS (Foto: Divulgação/Seadprev)

Após instalar o aplicativo Meu RPPS e selecionar o Estado do Piauí, o segurado deverá cadastrar-se e criar uma senha de acesso, informando alguns dados preliminares a fim de garantir a segurança.

A partir disso, o beneficiário deverá acessar o menu referente à prova de vida, na tela inicial, e seguir os passos solicitados: enviar fotografia de um documento de identidade oficial (frente e verso), registrar uma captura de movimento através da câmera do celular e, por fim, tirar um autorretrato (selfie) e enviar. A comprovação digital será realizada por meio da validação da biometria facial, devendo o beneficiário acompanhar o resultado por meio do próprio aplicativo.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM