As empresas têm 15 dias para apresentar defesa
Por Lilian Oliveira e Wanderson Camêlo
Alguns postos estão aumentando o preço dos combustíveis de forma abusiva em Teresina. A constatação é do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), que está realizando fiscalizações em vários estabelecimentos da capital.
Na segunda-feira (25), a Petrobras anunciou novo um reajuste no preço da gasolina e do diesel nas refinarias. A gasolina subiu 7% e o diesel, 9,1%. Em Teresina, o preço da gasolina comum chega a R$ 7,29 e a aditivada a R$ 7,59.
De acordo com o coordenador técnico do Procon, Edivar Carvalho, muitos postos nem receberam ainda os lotes com valor atualizado e já repassaram o aumento para os consumidores. Em outras palavras, os estabelecimentos só podem comercializar com um novo reajuste a carga adquirida nas refinarias logo após o aumento promovido pela Petrobras nesta terça-feira.
Uma equipe do Procon fiscalizou hoje seis postos de combustíveis localizados na capital; todos eles foram autuados por desobedecerem as devidas orientações. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
As empresas têm 15 dias para apresentar defesa.