Banner sobre o o show da banda Roupa Nova em Teresina

Geral

Governo do Piauí tomba imóvel onde funcionou o Sanatório Meduna

O decreto foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (05)

Publicado por: Lilian Oliveira 06/11/2021, 18:13

O Governador Wellington Dias (PT) tombou o imóvel onde funcionou o Sanatório Meduna e o entorno do lugar, que pertence a um shopping center. O decreto foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (05).

A decisão acontece após o governo levar em consideração a proposta da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura, na sessão de 24 de junho de 2021. Confira aqui o decreto. 

Foto: Divulgação/MPPI

Entenda

Depois de uma confusão pelas redes sociais falando-se na demolição do prédio e da capela onde funcionou o Meduna, por parte do grupo Sá Cavalcante, dono do shopping Rio Poty, a empresa divulgou uma nota dizendo que não pretendia demolir o espaço. 

Antes a proposta era transformá-lo num centro cultural. O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu recomendação para evitar a demolição da estrutura do Meduna. O Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, após assembleia, emitiu parecer favorável ao tombamento.

Localizado no Bairro Porenquanto, o Meduna foi fundado em 1954 pelo psiquiatra Clidenor Freitas, um dos pioneiros da psiquiatria piauiense. O prédio ainda mantém sua arquitetura monumental com traços neoclássicos e neocoloniais, característicos dos anos 1950. 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM