Pessoa afirmou ser fundamental antecipar eventuais complicações em decorrência do aumento das chuvas
Por Lilian Oliveira e Wanderson Camêlo
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), criou um comitê emergencial de monitoramento das áreas de risco para alagamento na capital e para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade econômica e que precisam de um local seguro. A reunião para definir as diretrizes do grupo aconteceu nesta terça-feira (28) na sede do Programa Lagoas do Norte, bairro Vila Operária, zona Norte da capital.
Pessoa afirmou ser fundamental a prefeitura se antecipar a eventuais complicações em decorrência do aumento da intensidade das chuvas neste período e do nível dos rios Parnaíba e Poti. “Nosso objetivo é traçar metas, prevenir para que não tenhamos as mesmas tragédias ocorridas em anos anteriores”, disse o prefeito.
Em entrevista à imprensa, o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, destacou que a pasta está visitando famílias que moram em áreas de risco e alertando sobre a situação. “Temos 56 áreas de risco que recebem equipes diariamente”, destacou. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito da capital, Robert Rios (PSB), o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH), Edmilson Ferreira.
O comitê será integrado a todo o Executivo municipal e será formado pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Programa Lagoas do Norte e pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef).