Elevação passa de 1.000 m³/s, anunciada no início da semana, para 1.200 m³/s
A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou na última segunda-feira (27) que aumentaria a vazão do Reservatório de Boa Esperança, no município de Guadalupe, a 345 km de Teresina, de 576 m³/s para 1.000 m³/s. Segundo a empresa, a medida foi adotada em decorrência das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório em 69,9%.
De acordo com o diretor de operação da Chesf, João Henrique Franklin, a vazão de Boa Esperança sofrerá um novo aumento, dessa vez para 1.200 m³/s. A informação foi confirmada durante entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quarta-feira (29).
“Estamos no período úmido da bacia do Rio Parnaíba, que registra chuvas intensas durante o período de novembro a abril. Como o reservatório deve ter capacidade suficiente para receber água, estudamos inclusive a possibilidade de abrir suas comportas e aumentar o nível para 100% até o ano que vem”, explicou.
Franklin frisou, no entanto, que a abertura das comportas representa a elevação das águas do rio em até 40 cm, deixando Teresina e Floriano em estado de alerta.
O diretor acrescentou que o intuito da alteração da vazão é poder absorver as chuvas e evitar que as cidades após a barragem sofram com inundações. “Não podemos, portanto, impedir o alagamento de cidades localizadas antes do reservatório”, pontuou.
Por fim, o entrevistado ressaltou que a Chesf monitora regularmente a bacia do Parnaíba, dispondo de postos hidrológicos nos quais são feitas leituras e coletadas informações a respeito das chuvas. Franklin recomendou ainda evitar a ocupação de áreas ribeirinhas e reforçou que o uso dos rios deve ocorrer com segurança necessária.