Após transbordar no município do sul do Piauí, rio começa a baixar lentamente; não há risco iminente de inundação na capital
O Rio Parnaíba atingiu a cota de alerta em Teresina, alcançando o nível de 5,60 m, e deve subir mais 14 cm nas próximas horas. As informações são do boletim hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), publicado na manhã desta quarta-feira (5).
Na previsão da empresa, o rio deve apresentar o nível de 5,74 m ainda nesta quarta, ficando distante 113 cm da cota de inundação (6,87 m).
Ao mesmo tempo, o Rio Poti deve diminuir de 4,07 m para 4,01 m, muito longe de uma possível inundação (1.000 m). Dessa forma, a curto prazo, não há riscos consideráveis de transbordamento de um dos rios.
Em Floriano, a 246 km de Teresina, onde o Rio Parnaíba transbordou na tarde da última segunda-feira (3), o rio deve registrar uma leve diminuição em seu nível, passando de 8,14 m para 8,12 m. Como a cota de inundação está medida em 8,98 m, a tendência é que o nível das águas comece a baixar.
Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a vazão do Reservatório Boa Esperança, localizado em Guadalupe, a 335 km de Teresina, continua em 2.000 m³/s, patamar registrado pela primeira vez na segunda.