A compra foi no valor total de R$ 6,5 milhões de reais e feita sem licitação
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu o processo de compra de 100 mil exemplares do livro “Teresina Educativa”, no valor total de R$ 6,5 milhões de reais, sem licitação, pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC). A decisão, do conselheiro Kléber Eulálio, foi divulgada nesta quarta-feira (12).
De acordo com o relator, o TCE acatou a denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) e determinou a imediata suspensão do contrato até que o procedimento investigatório seja finalizado. Caso seja comprovado desvio de finalidade dos recursos do Fundeb, será aplicada multa.
A Academia Piauiense de Letras (APL) também solicitou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) suspenda a compra dos livros. O ofício é do último dia 07. A APL informou que enviou um ofício à Semec “expressando estranheza” com relação à compra e destacou que encaminhou à Semec uma coleção de 20 livros (a serem usados no ensino municipal) para avaliação, mas que não obteve retorno.
Questionado sobre o assunto, o secretário de Finanças do município e vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, alegou que “não é papel da Academia apontar os livros que gestão municipal deve adquirir”.
Matéria relacionada