O anúncio foi feito nesta quarta-feira,19
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais de 10 cidades afetadas pela estiagem ou por fortes chuvas, a exemplo de Teresina. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU).
Após a concessão do status de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. Em visita à capital este mês, aliás, o ministro da Cidadania, João Roma, prometeu o envio de verbas do governo federal para contribuir com as ações de amparo aos desabrigados pelas chuvas.
Além de Teresina, Ibiassucê, na Bahia, também obteve o reconhecimento federal em razão dos alagamentos.
Já no Maranhão, a cidade de Imperatriz teve a situação de emergência reconhecida por causa das inundações e, em Novorizonte, o problema são as fortes chuvas. O mesmo ocorre em Governador Jorge Teixeira, em Rondônia, e em Barretos, no estado de São Paulo.
No Rio Grande do Sul, oito municípios sofrem com a estiagem. São eles: Agudo, Anta Gorda, Esperança do Sul, Ibirapuitã, Pouso Novo, Santo Expedito do Sul, São Valério do Sul e Venâncio Aires.
Ao todo, portanto, 14 cidades tiveram situação de emergência reconhecida pelo executivo federal.
Matéria relacionada: Número de famílias desabrigadas em Teresina sobe para 542