Presidente vem para inaugurar fazenda de 5G em Baixa Grande do Ribeiro
O ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), confirmou nesta terça-feira (29), através das redes sociais, que a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Piauí está mantida. O chefe de Estado vem para inaugurar a primeira fazenda 5G do país, na Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro, a 603 km de Teresina.
Amanhã, o presidente @jairbolsonaro vai ao Piauí para inaugurar o 5G no agro no sul do estado. É uma prova de que o Nordeste tem de ser dono de seu futuro e não prisioneiro do seu passado.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) March 29, 2022
Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após sentir um desconforto na noite de segunda-feira (28). A internação aconteceu para a realização de exames, e a suspeita é de uma nova obstrução intestinal.
Os ministros das Comunicações, Fábio Faria, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina, confirmaram presença.
O sinal de telefonia 5G dará ao produtor acesso à internet em todo o campo. Atualmente este acesso se dá apenas na sede da fazenda com os sinais de internet que são via rádio. Na agricultura, já existem máquinas colhedoras robotizadas que se utilizam de sensores para coletar dados técnicos da produção.
“Com a 5G o produtor passar a ter acesso em todo o campo, em qualquer talhão, telemetria e agricultura de precisão estará conectada em tempo real com a base, dados da máquina, de pragas, da produtividade, os sensores poderão enviar os dados diretamente em tempo real e receber as orientações para ajustes”, explicou Rafael Maschio, diretor-executivo da Aprosoja Piauí.