Um cartel colombiano roubou a aeronave dentro Clube do Ultraleve do Piauí.
Matéria de Rebeca Vieira
O avião monomotor do médico Jacinto Lay, roubado no último dia 14 de janeiro, foi localizado da segunda-feira (23) após cair na cidade Juara, a 690 km de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, próximo a uma pista de pouso. Avaliado em R$ 2 milhões, a aeronave, roubada dentro Clube do Ultraleve do Piauí, na zona Leste de Teresina, estava sendo utilizada por um cartel boliviano para tráfico internacional de drogas.
“Desde o roubo teve uma troca de informações, então estava sendo realizado um trabalho integrado entre as polícias de outros estados, com a Aeronáutica, então já tinha essa suspeita que o avião estava sendo usado por um cartel da Bolívia para o tráfico internacional de drogas. Esse modelo de aeronave é propício para o comércio ilegal, devido a facilidade de pousar em locais não propícios para pouso”, explicou o coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Charles Pessoa.
O Greco informou em nota que o avião, que possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara. Três pessoas foram conduzidas para a delegacia do município, suspeitas de dar apoio logístico para a tripulação da aeronave. O piloto e mais uma outra pessoa, ainda não identificados, que estavam a bordo do avião, encontram-se foragidos.