A informação é do presidente do Consórcio, João Azevedo
Cooperação, planejamento integrado e desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos princípios que vão guiar os integrantes do Consórcio Nordeste. O compromisso consta na carta oficial assinada na sexta-feira (20) pelos 9 governadores desta região.
No dia 26 de janeiro, integrantes do consórcio se reuniram com o presidente Lula (PT) para entregar pautas que, para eles, são importantes para o Nordeste. Entre as reivindicações estão o fim da guerra fiscal, a aprovação da reforma tributária e ações que visam melhorar a segurança nos estados.
“São pautas importantes para a região. Nós, enquanto Consórcio Nordeste, temos que trabalhar para essa integração, principalmente principalmente na área de segurança. Esse é um dever de casa que compete a todos nós”, afirmou o presidente do Consórcio e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista a Teresina FM nesta quarta-feira (01).
Segundo João Azevedo, o Consórcio está trabalhando para implantar o retorno do Conselho de Secretários de Segurança. A ideia nasceu no Ministério de Justiça da antiga gestão federal, mas não saiu do papel.
“Queremos qualificar esse conselho. Cada estado tem ampliado suas ações de inteligência. Precisamos fazer a integração de todas essas informações que estão no centro integrado de comando de controle de cada estado e, com isso, fazer um grande banco de dados […] isso pode ajudar a solucionar diversos crimes”, disse.
O presidente ainda destacou que é perceptível a retomada de relações entre o governo federal e as outras unidades da federação. Segundo ele, as relações ficaram estremecidas durante os últimos 4 anos, mas o atual presidente restabeleceu as comunicações que, conforme ele, são extremamente necessárias.
Confira a carta de João Pessoa na íntegra aqui
Confira a entrevista na íntegra: