Houve renovação de 40% da bancada piauienses.
Os deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomam posse nesta quarta-feira (1). Na mesma data ocorre a eleição da Mesa Diretora da Câmara, grupo que será responsável por direcionar os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa entre 2023 e 2025. Dos 513 deputados eleitos em todo o Brasil, 10 são do Piauí.
O PT é o partido que ocupa o maior número de cadeiras, com quatro parlamentares. Em segundo lugar surge o PSD, com três, seguido pelo Progressistas, com dois, e o PV, com um.
Um total de quatro candidatos conseguiram a reeleição: Flávio Nogueira, Júlio César, Marcos Aurélio Sampaio e Rejane Dias. Outros seis foram eleitos pela primeira vez à Câmara Federal: Átila Filho, Castro Neto, Florentino Neto, Francisco Costa, Jadyel Alencar e Júlio Arcoverde.
Confira a lista de deputados federais piauienses:
O deputado federal piauiense Júlio César (PSD) foi escolhido pelo seu partido para fazer parte da chapa de reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidência da Câmara Federal. O parlamentar será o terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal. Arthur Lira que é o grande favorito para ganhar a eleição, seu adversário o é deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assume hoje o cargo se senador da república, mas ele não irá se manter no cargo. O parlamentar se licencia para assumir como ministro do Desenvolvimento Social.
O lugar vago no senado será ocupado por Jussara Lima (PSD). Ela é casada com o deputado federal Júlio César (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB). Entre 1989 e 1992, Jussara foi vereadora de Fronteiras e foi eleita também em 2011, por meio de eleição suplementar, como a primeira mulher vice-prefeita do município.
A senadora deve ainda mudar de partido, ela irá deixar o PSD e vai se filiar ao Partido dos Trabalhadores. Wellington Dias foi eleito com 51,34% dos votos.