A rede coletora é responsável por coletar resíduos escoados pelos ralos, pias e vasos sanitários, levando até a Estação de Tratamento de Esgoto
A rede coletora é responsável por coletar resíduos escoados pelos ralos, pias e vasos sanitários, levando até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Neste local, recebem tratamento e podem retornar ao meio ambiente com segurança. Já a rede pluvial está preparada para receber apenas a água da chuva. O esgoto que for despejado nesse local vai direto para os rios sem receber qualquer tratamento, poluindo as águas, como explica o gerente de Serviços da Água de Teresina, Rafael Spanhol.
“A água da chuva, quando cai no esgoto, sobrecarrega as tubulações e aumenta a chance de retorno de resíduos para dentro das casas. Por isso, a água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Essa prática causa prejuízos, provocando rompimento de tubulação e transbordamento, inclusive nas ruas”, destaca o profissional.
Rafael Spanhol também reforça que o uso incorreto da rede de esgoto causa sérios problemas ao meio ambiente e à população em geral. “É fundamental que o consumidor utilize o sistema de esgotamento sanitário de forma correta para que não seja acometido com extravasamentos. Nesses casos, os imóveis precisam ter duas saídas, a de esgoto e a saída pluvial, voltada para o recolhimento da água da chuva”, recomenda.